Orientação de Coleta

Clique no tipo de exame desejado para obter as orientações

CLEARANCE DE CREATININA

Colher toda urina de 24 horas em recipientes limpos, começando pela segunda urina do dia até a primeira do dia seguinte.

A urina deve ser mantida na geladeira até ser entregue ao laboratório. Reservar um pouco da última urina e colocar em recipiente separado, caso haja necessidade de realizar sumário de urina. O paciente deve levar a amostra em jejum até o laboratório e informar o peso e a altura.

COLETA DE ESCARRO

A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos.

Deve-se colher o escarro, não a saliva. Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas.

Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material venha “do peito” e não da garganta, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório. Tampá-lo imediatamente. Para pessoas com expectoração escassa, recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame. O material deve ser entregue ao laboratório em até 2 horas.

ESPERMOGRAMA

Abstinência sexual de 3 dias no mínimo e no máximo de 5 dias.
Urinar antes de colher.
Colher por masturbação manual, e ejacular dentro do frasco fornecido pelo laboratório.
Em hipótese alguma deverá haver perda de material. Se isto acontecer, comunique o atendente e colha nova amostra dentro de três dias.
Colher preferencialmente no laboratório, ou enviar o material no máximo “15 minutos” após a coleta (anotar o horário).

FEZES (EPF)

Não usar laxativos para colher as fezes (só a critério médico).
Urinar no vaso sanitário antes da evacuação para não contaminar as fezes com urina.
Evacuar em um recipiente limpo e seco e recolher a amostra de locais diferentes do bolo fecal colocando no frasco apropriado;
Colher as fezes do dia e trazer imediatamente ao laboratório.
Se não puder entregar no mesmo dia, manter em geladeira até o dia seguinte.
Não encher completamente o frasco.

FEZES (EPF) COM CONSERVANTE (MIF)

Não usar laxativos para colher as fezes (só a critério médico).
Urinar no vaso sanitário antes da evacuação para não contaminar as fezes com urina.
Colocar uma porção do bolo fecal no frasco com MIF por dia, até completar os dias solicitados no pedido médico.
Não encher completamente o frasco.
Não precisa guardar na geladeira.

PROLACTINA

Preferencialmente, a coleta deve ser feita até 9 horas da manhã. Aguardar 30 minutos em repouso no laboratório antes da coleta. Este exame não deve ser feito após mamografia.

O paciente não deve fazer esforço físico e nem ter relações sexuais durante as 24 horas que antecedem a coleta.

PSA

O paciente deve:
Após ultrassom Trans-retal, aguardar 24 horas; após exercícios pesados, aguardar 24 horas; abstinência sexual de 3 dias; após toque retal, aguardar 2 dias; após biópsia de próstata, aguardar 4 semanas após massagem na próstata, aguardar 4 semanas.

SANGUE

Jejum para exames de laboratório significa que a pessoa ficará sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um número de horas determinado. É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo, desde que o laboratório não especifique o contrário.

Jejum obrigatório de 12 horas

Apolipoproteínas, Colesterol Fracionado, Gastrina, Glucagon, HDL Colesterol, Lipoproteína(a), Peptídeo C, Perfil Lipídico, Testes de Tolerância à Glicose, Triglicerídeos.

Jejum obrigatório de 8 horas

Ácido Fólico, Ácido Úrico, Aldolase, Amilase, Aminoácidos, Androstenediona, Antitrombina III, Cálcio, Calcitonina, Catecolaminas, Ferro e Capacidade de Ligação, Fosfatases, Fósforo, gGT, Glicose em Jequim, IGF-1, hGH – Hormônio do Crescimento, Insulina, Paratormônio, Prolactina, Proteína C, Proteína S, Transferrina, VDRL.

Jejum desejável de 8 horas

Creatinina, PSA, Osmolalidade, exames sorológicos e de coagulação (PT e PTTa) em geral.

Demais exames:

Consultar o laboratório.

É aconselhável que os seguintes exames sejam coletados até 09:00h da manhã.

Ácido Úrico, ACTH, Cálcio, Cortisol, Ferro, Prolactina, TSH.

URINA ROTINA

HIGIENE:

As mulheres devem lavar bem a região genital e anal com água e sabão pelo menos 3 vezes e enxaguar com água abundante no sentido da região vaginal para a anal. Não realizar movimentos para frente e para trás e secar com gaze ou toalha limpa.

Os homens também devem lavar a região genital e secar com gaze ou toalha limpa. Recomenda-se que a coleta seja feita logo pela manhã, ao se levantar. Fora deste horário, ficar pelo menos 4 horas sem urinar, antes da coleta. Deve-se desprezar o primeiro jato da urina e coletar o médio em recipiente apropriado.

Criança: Colher sempre que possível, no laboratório com cuidados especiais de assepsia, ou seguir as mesmas orientações de higiene acima.

PROCEDIMENTO:

Colher preferencialmente a primeira urina da manhã ou dar um intervalo mínimo de 4 horas após a última micção;
Usar sempre recipiente fornecido pelo laboratório;
Rotular o recipiente com nome completo;
Iniciar a coleta, desprezando o 1º jato da urina, e sem interromper a micção, recolher o jato médio, evitando encher o frasco até a tampa. Desprezar o jato final. Fechar o frasco imediatamente e colocá-lo na geladeira, levar ao laboratório no prazo máximo de 1 hora;
Criança: Colher sempre que possível, no laboratório com cuidados especiais de assepsia. Caso a coleta seja feita em domicilio, trocar o coletor infantil a cada 30 minutos, seguindo as mesmas orientações de higiene;
Informar se está ou esteve em uso de antibióticos e/ou antissépticos urinários

URINA JATO MÉDIO

Preferencialmente, deve ser coletada a primeira urina da manhã. Fazer a higiene da região genital com água e sabão, sem usar antissépticos. Enxugar com toalha limpa ou gaze.

Destampar o recipiente estéril de coleta fornecido pelo laboratório. Desprezar o primeiro jato de urina, recolher a porção média diretamente no recipiente e tampá-lo imediatamente. A urina deve ser mantida na geladeira sem ser congelada até ser levada ao laboratório.

Identificar o recipiente com nome do paciente e data de coleta.

URINA DE 12 HORAS

Desprezar a primeira urina do dia e marcar o horário. Daí em diante, recolher todas as micções durante 12 horas.

Toda urina recolhida deve ser conservada em geladeira e entregue ao laboratório após a última coleta.Identificar o recipiente com o nome completo, peso e altura do paciente.

URINA DE 24 HORAS

Nunca colete urina de períodos (ex.: 24 horas) sem consultar previamente o laboratório, pois alguns exames necessitam de recipientes com conservante para o resultado correto. Outras vezes a urina deverá permanecer em geladeira durante toda a coleta.

Recipiente: Frasco próprio.

– No primeiro dia pela manhã: urine normalmente no vaso sanitário, não guardando esta urina. Anote o horário com precisão de minutos (ex.: 7:13 h).

– Daí em diante, cada vez que urina coloque toda a urina no frasco e vá juntando sem perder nada (se o volume ultrapassar a capacidade do frasco fornecido, não perca a urina e a recolha em um frasco de água mineral bem limpo).

– No dia seguinte, ao completar 24 horas (ex.: 7:13 h), urine e ajunte toda essa urina ao frasco.

– Note que no primeiro dia se despreza a primeira urina da manhã e no segundo dia ela é adicionada às demais.

– Identifique o(s) frasco(s) com seu nome, peso, altura, datas e horários de início e término da coleta. Encaminhe o material ao laboratório imediatamente.

URINA DO PRIMEIRO JATO

É recomendável que a coleta seja feita no laboratório. Não sendo possível, o paciente deve lavar as mãos e a região genital com água e sabão e não usar anti- sépticos. Enxugar com gaze ou toalha limpa.

Colher o primeiro jato da primeira urina da manhã e desprezar o restante da micção.

Tampar o recipiente imediatamente após a coleta. Esta urina não pode ser colocada na geladeira e deve ser enviada ao laboratório em, no máximo, 20 minutos.

UROCULTURA E BACTERIOSCOPIA

HIGIENE:
Homem: Lavar as mãos, em seguida lavar o pênis, retraindo todo o prepúcio, enxaguar e secar com gaze estéril ou toalha bem limpa.

Mulher: No momento da higiene e da coleta, manter os grandes lábios afastados.

Lavar a região genital de frente para trás, NUNCA INVERTER ESTE MOVIMENTO. Enxaguar e secar usando gaze estéril ou toalha bem limpa. Não usar duas vezes a mesma gaze.

Criança: Colher sempre que possível, no laboratório com cuidados especiais de assepsia, ou seguir as mesmas orientações de higiene acima.

PROCEDIMENTO:
Colher preferencialmente no laboratório;
Colher preferencialmente a primeira urina da manhã ou dar um intervalo mínimo de 4 horas após a última micção;
Usar sempre recipiente estéril, fornecido pelo laboratório;
Rotular o recipiente com nome completo;
Iniciar a coleta, desprezando o 1º jato da urina, e sem interromper a micção, recolher o jato médio, evitando encher o frasco até a tampa. Desprezar o jato final. Fechar o frasco imediatamente e entregar ao funcionário do laboratório;
Se a coleta for feita em domicílio, manter a mesma na geladeira e levá-la ao laboratório no prazo máximo de 1 hora;
Informar se está ou esteve em uso de antibióticos e/ou antissépticos urinários.

Para mais informações entre em contato: (33) 3734-1312 / (33) 99977-1491